Diretrizes metodológicas

As Diretrizes Metodológicas do dimensionamento da força de trabalho dos STAE na UFSC aqui apresentadas dizem respeito à última proposta desenvolvida e testada (Proposta Metodológica 5) a partir dos projetos pilotos realizados nas propostas anteriores.

Em conformidade com o Decreto  n.° 5.825/2006, a proposta em desenvolvimento se constitui de uma etapa quantitativa e de uma etapa qualitativa.

A metodologia da etapa quantitativa se baseia no Indicador de Carga de Trabalho (ICT) do setor, composto por ENTREGAS, TEMPO MÉDIO dedicado para cada entrega, QUANTITATIVO, NÍVEL DE COMPLEXIDADE da entrega e número de SERVIDORES. 

VARIÁVEL DESCRIÇÃO
Entrega É uma ação ou resultado do esforço empreendido em atividade(s)/ processo(s) /procedimento(s) desenvolvidos pela equipe do setor.
Tempo médio Estimativa do tempo dedicado a uma unidade de entrega, ou seja, quantos minutos ou horas são dedicados para sua realização.
Quantitativo Quantidade de entregas realizadas no ano da coleta de dados.
Complexidade  Oito afirmações (frases) para qualificar e caracterizar cada uma das entregas.

A metodologia da etapa qualitativa consiste em um questionário voltado ao conhecimento das especificidades do setor e à melhor compreensão do resultado obtido no ICT.