Diretrizes metodológicas

Indicador do Dimensionamento Docente (IDD)

O Indicador do Dimensionamento Docente (IDD), em desenvolvimento, é uma ferramenta para que a gestão da UFSC consiga visualizar os problemas identificados por meio dos seus resultados e otimize a alocação de docentes nos departamentos da UFSC.

A eficiência dos resultados do IDD está diretamente relacionada a consistência das informações constantes na base de dados do Planejamento e Acompanhamento de Atividades Docentes (PAAD).

A proposta metodológica se baseia apenas em informações quantitativas, constantes no PAAD, por entender que essas informações são suficientes para captar a carga de trabalho dos docentes da UFSC.

O indicador tem como objetivo estimar a carga horária do departamento em relação ao trabalho docente. Para isso, tenta-se englobar todas informações relacionadas com a carga de trabalho docente.

Informações consideradas:

  • Ensino da Graduação
  • Ensino da Pós-graduação
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Administração
  • Orientação de Graduação
  • Orientação de Pós-Graduação

O indicador permite que se compare a carga de trabalho docente entre departamentos e também ao longo do tempo.