Projetos pilotos realizados – 2020-2022

Proposta Metodológica 1

Teste 1: DDP/PRODEGESP

Para testar a primeira proposta metodológica da força de trabalho STAE na UFSC, chamada de Proposta Metodológica 1, a Comissão aplicou um projeto piloto nos setores do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP/PRODEGESP), ou seja, a “casa” da Comissão.

Isso facilitou o acesso aos servidores, a sensibilização pela causa do dimensionamento, bem como o maior conhecimento da Comissão sobre os dados que deveriam ser preenchidos. Após a coleta dos dados, a Comissão realizou uma entrevista com a Direção da Unidade, além de grupos focais com as chefias e os servidores participantes da coleta de dados, com vistas à avaliação da proposta e ao aprimoramento do instrumento, das orientações e das fórmulas aplicadas.

Proposta Metodológica 2

Teste 2: DDP/PRODEGESP, DAP/PRODEGESP, PRODEGESP

A partir das avaliações (críticas e sugestões), a Comissão realizou o aprimoramento da Proposta Metodológica 1, que passou a se chamar Proposta Metodológica 2. Foram consideradas as seguintes variáveis para o indicador de carga de trabalho do setor:

  1. Entregas dos setores (variável mantida da proposta 1);
  2. Quantitativos das entregas realizadas de 2016 a 2019 (variável mantida da proposta 1);
  3. Categorias (faixas) de tempo-médio; e
  4. Níveis de complexidade das entregas.

Essa última variável – complexidade – foi adicionada com o objetivo de trazer uma dimensão mais crítica, reflexiva e qualitativa à metodologia em desenvolvimento, que agregasse elementos da especificidade, particularidade e singularidade de cada setor e a individualidade específica de seus servidores técnicos no indicador de carga de trabalho.

A comissão operacionalizou a Proposta Metodológica 2 em um novo projeto piloto no Departamento de Administração de Pessoal (DAP/PRODEGESP) e no gabinete da PRODEGESP. Além disso, aplicou a metodologia novamente nos setores do DDP/PRODEGESP.

Proposta Metodológica 3 

Teste 3: SINOVA, Campus Blumenau (dados de 2019 e 2020)

Com a experiência adquirida da aplicação desses novos projetos pilotos, a Comissão esteve apta a realizar considerações e melhorias e, com isso, chegar à Proposta Metodológica 3, que passou a coletar o tempo de forma absoluta e não mais por faixas de tempo. Além disso, a coleta de dados de 2019 e 2020 possibilitou a comparação dos resultados do indicador, entre um ano típico e um ano em que as condições de trabalho foram afetadas pela pandemia. A Proposta foi aplicada na Secretaria de Inovação (SINOVA) e no Campus de Blumenau.

Proposta Metodológica 4  

Teste 4 (dados de 2019 e 2020): CFM, CCB, DAS/PRODEGESP

Na Proposta Metodológica 4 foi acrescentada a demanda reprimida e foram alteradas algumas afirmativas e respostas sobre a complexidade das entregas. A Proposta foi aplicada no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), no Centro de Ciências Biológicas (CCB) e no Departamento de Atenção à Saúde (DAS/PRODEGESP).

Proposta Metodológica 5

Teste 5 (dados de 2022): PROGRAD, CCS, Campus Curitibanos

Em relação à proposta anterior, a Proposta Metodológica 5 – Atual se baseia em dados do próprio ano de realização do teste, o que facilita a coleta dos dados. Além disso, faz uso do sistema de dimensionamento e contempla uma etapa qualitativa, que consiste em um questionário com questões voltadas ao conhecimento das especificidades do setor e à melhor compreensão do resultado obtido na etapa quantitativa.

A metodologia da etapa quantitativa, por sua vez, baseia-se no Indicador de Carga de Trabalho, composto por entregas, tempo médio dedicado para cada entrega, quantitativo, nível de complexidade da entrega e número de servidores. 

A Proposta será testada na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e no Campus de Curitibanos.