Diretrizes metodológicas
Indicador do Dimensionamento Docente (IDD)
O Indicador do Dimensionamento Docente (IDD), em desenvolvimento, é uma ferramenta para que a gestão da UFSC consiga visualizar os problemas identificados por meio dos seus resultados e otimize a alocação de docentes nos departamentos da UFSC.
A eficiência dos resultados do IDD está diretamente relacionada a consistência das informações constantes na base de dados do Planejamento e Acompanhamento de Atividades Docentes (PAAD).
A proposta metodológica se baseia apenas em informações quantitativas, constantes no PAAD, por entender que essas informações são suficientes para captar a carga de trabalho dos docentes da UFSC.
O indicador tem como objetivo estimar a carga horária do departamento em relação ao trabalho docente. Para isso, tenta-se englobar todas informações relacionadas com a carga de trabalho docente.
Informações consideradas:
- Ensino da Graduação
- Ensino da Pós-graduação
- Pesquisa
- Extensão
- Administração
- Orientação de Graduação
- Orientação de Pós-Graduação
O indicador permite que se compare a carga de trabalho docente entre departamentos e também ao longo do tempo.